Florestal

Compromisso com as florestas e a sociedade

Nossa equipe florestal é composta por pesquisadores, engenheiros e técnicos da área, tendo papel decisivo no apoio à expansão da acacicultura com completa responsabilidade socioambiental por meio da pesquisa, plantio, colheita e manutenção de florestas de Acácia-Negra (Acacia mearnsii de Wild).

As primeiras mudas da árvore de Acácia-Negra foram plantadas no sul do Brasil em 1918. Atualmente, as poucas mudas trazidas no passado transformaram-se em milhares de hectares de florestas de Acácia-Negra, levando renda às famílias de produtores rurais e se transformando em recursos e produtos.

Estamos comprometidos a longo prazo com práticas responsáveis de manejo florestal, por isso buscamos a certificação do Forest Stewardship Council® - FSC®, em 2004, o que garante que as operações florestais obedecem aos mais rígidos padrões de controle, manuseio e rastreamento da matéria-prima, possibilitando assim, uma produção em regime sustentável por meio de adoção de práticas ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis.

Vantagens da Acacicultura

A acacicultura oferece vantagens técnicas, ambientais e socioeconômicas. Atividade ligada principalmente a pequenos e médios produtores, o plantio da Acácia-Negra beneficia hoje mais de 40 mil famílias na região sul do Brasil.

A floresta, além de fornecer a casca e a madeira, permite o plantio consorciado de outras culturas e a utilização da área para pastoreio. Esse aproveitamento múltiplo dos recursos faz dessa cultura uma das melhores opções de investimento no setor primário.

Bom Manejo Florestal

Para um melhor acompanhamento das atividades florestais e seus resultados, implantamos o Plano de Monitoramento de Indicadores. Parte da iniciativa de Bom Manejo Florestal, analisa indicadores sociais, ambientais e econômicos, reunindo informações que darão um norte para decisões futuras.

Perguntas Frequentes

Qual é a idade mais indicada para colher uma Floresta de Acácia?

Levando em consideração o volume de casca, a densidade da madeira e o povoamento de árvores, a idade mais indicada para a colheita de Acácia-Negra é aos 7 anos.

A Seta possui dois tipos de fomento que dependem da região de plantio:

1. Para os produtores da região sul e região Carbonífera do Rio Grande do Sul: nessa modalidade a empresa subsidia os insumos para implantação de uma floresta – mudas, adubos, formicidas -, enquanto que o produtor realiza um contrato de Preferência de Compra e Venda com a Seta.

2. Para os produtores da região da serra e entorno do Rio Grande do Sul: nessa modalidade a empresa subsidia as mudas para o plantio. Para isso, o produtor deve apresentar a Nota Fiscal de entrada e saída, além das informações da localização do plantio (coordenada), CPF e telefone de contato. Esse tipo de fomento também ocorre em parceria com órgãos municipais e estaduais, como Secretarias de Agricultura e unidades da EMATER. 

Para maiores informações, entre em contato pelo fone (51) 3205-2233.

Sim, possuímos florestas próprias através de parcerias e arrendamentos com produtores rurais. 

Para maiores informações, entre em contato pelo fone (51) 3205-2233.

Sim. Possuímos as Certificações de Manejo Florestal, Madeira Controlada e Cadeia Custódia do FSC®, o selo verde mais reconhecido em todo mundo. Atestando, dessa forma, o alcance da sustentabilidade nos pilares ambientais, sociais e econômicos.

Sim. No primeiro ano pode-se cultivar na entre linha da Acácia-Negra melancia, milho, feijão, abóbora, entre outras culturas.

A partir de um ano já pode ser liberado o gado na área. Além de maximizar e diversificar a economia da terra, o gado também irá beneficiar a floresta na redução da mato-competição e na eliminação do cascudo serrador.

Acompanhe as novidades da Seta

Fique por dentro das novidades da nossa empresa, segmentos de atuação e ações desenvolvidas.

Institucional Visão Sustentável SETA. 
Desde 1941, unindo gerações e respeitando a vida.

Visão Sustentável SETA. Desde 1941, unindo gerações e respeitando a vida.

Em 1941, para atender a demanda crescente da indústria curtidora local, foi criada a Sociedade Extrativa Tanino de Acácia, mais conhecid...

Leia mais
Institucional Novo marco: 2 anos sem acidentes

Novo marco: 2 anos sem acidentes

Hoje, dia 28 de agosto de 2021, atingimos uma marca muito importante: 730 dias sem acidentes, ou seja, 2 anos sem a ocorrência de acidentes em n...

Leia mais
Institucional 1 Milhão de minutos sem acidentes

1 Milhão de minutos sem acidentes

Hoje completamos 1 MILHÃO DE MINUTOS sem acidentes. Essa conquista só é possível porque aqui todos acreditam na import&...

Leia mais
Institucional Um novo capítulo na nossa história

Um novo capítulo na nossa história

A Seta nasceu em 1941. E desde então a inovação e as conquistas em conjunto fazem parte do nosso DNA.  Construímos...

Leia mais

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade