Adesivos à base de taninos: uma alternativa para painéis aglomerados

Pó marrom representando o tanino usado no adesivo à base de tanino

O uso de adesivos à base de taninos em painéis aglomerados representa um avanço no setor, sendo uma alternativa mais sustentável e com resultados promissores em termos de eficácia e durabilidade.

Mas, por que optar por adesivos naturais, como eles são produzidos e quais os resultados que eles oferecem? Essas são algumas das questões que abordaremos no decorrer deste artigo.

Continue lendo e descubra como o adesivos à base de taninos podem impactar positivamente a fabricação de painéis aglomerados. 

Por que utilizar adesivo à base de tanino?

O setor de painéis de madeira se beneficiou consideravelmente quando os adesivos sintéticos surgiram, especialmente após os adesivos feitos de fenol-formaldeído (FF), dando maior resistência ao produto.

Porém, ainda no século XX o setor começou a investir em novas pesquisas para encontrar substitutos para os adesivos de base fóssil, tanto em razão da crise de petróleo a partir dos anos 1970, como posteriormente pela necessidade de encontrar matéria-prima que reduzisse as emissões de resíduos tóxicos ao meio ambiente, como o formaldeído.

A partir daí, cada vez mais pesquisas vêm indicando que o uso de adesivos à base de tanino, como de acácia-negra, é uma ótima opção enquanto substituto dos adesivos sintéticos, destacando a capacidade adesiva e os benefícios sustentáveis.

Inclusive, segundo a pesquisa Avaliação de Adesivos à Base de Taninos de Pinus caribaea var. bahamensis e de Acacia mearnsii Na Fabricação de Painéis Aglomerados, publicada na revista Ciência Florestal (ISSN 0103-9954), aponta que o tanino obtido através da casca da Acacia mearnsii é o mais usado e mais promissor.

Painéis aglomerados com adesivos à base de tanino: ótimos resultados

Como visto, os adesivos derivados dos taninos presentes em espécies como Acacia mearnsii, apresentam características ambientalmente amigáveis.

Porém, esse não é o único benefício, já que eles também oferecem excelente desempenho em termos de aderência e durabilidade, e essas características são essenciais para que eles tenham aplicação prática na indústria de aglomerados.

Nesse sentido, conforme a pesquisa mencionada anteriormente, os taninos de acácia-negra possuem boa propriedade de colagem, semelhante aos taninos de pinus. Porém, os de acácia são mais utilizados e promissores.

Ou seja, essa matéria-prima tem grande potencial para o setor de painéis aglomerados, tanto para substituir os adesivos sintéticos, quanto para reduzir o percentual de utilização deles, visando melhores resultados em termos de sustentabilidade ambiental.

Afinal, os taninos são totalmente renováveis, principalmente os fornecidos pela Seta, que são oriundos de florestas de acácia-negra com certificação do Forest Stewardship Council desde 2004, garantindo a produção da matéria-prima em regime sustentável e através de práticas com responsabilidade ambiental.

Portanto, os adesivos à base de taninos são uma possibilidade real de fazer com que a produção de conglomerados se torne cada vez mais sustentável do ponto de vista ambiental, sem prejuízos da qualidade e da durabilidade do produto, seguindo o exemplo de diversos outros segmentos industriais que também encontram nos taninos de acácia-negra, uma solução natural para inúmeras funções.

Entre em contato com a Seta e encontre os melhores taninos de acácia-negra. Aproveite também e continue em nosso blog para encontrar muitos outros conteúdos informativos sobre os usos e as vantagens dos taninos!

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade