A utilização de opções naturais de aditivos para aves tem se tornado cada vez mais necessária, principalmente em razão da proibição, a nível global, do uso de antibióticos como promotores de crescimento.
Sendo assim, ter conhecimento acerca das melhores alternativas e entender as vantagens que os aditivos naturais têm a oferecer, é fundamental para suprir as demandas produtivas e otimizá-las.
É justamente nesse cenário que surgem os aditivos à base de taninos de acácia-negra, os quais podem melhorar diversos aspectos da produção do setor de avicultura, como ganho de peso, saúde intestinal e níveis de oxidação lipídica da carne.
Acompanhe abaixo e conheça mais detalhes sobre os principais benefícios do uso de aditivos para aves extraídos de taninos de acácia!
Melhora da saúde intestinal através de aditivos para ave
Um dos principais benefícios dos aditivos para aves à base de taninos têm relação com a saúde e com a microbiota intestinal. Isso porque os taninos têm ações antioxidantes, antimicrobianas, imunoestimulatórias e anti-inflamatórias
Nesse sentido, eles atuam na modulação da microbiota intestinal das aves, e ao promover o crescimento de bactérias benéficas e inibir a proliferação de patógenos, esses compostos naturais contribuem para o estabelecimento de um ambiente intestinal equilibrado.
Além disso, os taninos podem melhorar a permeabilidade intestinal, promovendo o aumento de vilosidades, o que impulsiona a absorção de nutrientes.
Melhora do desempenho
Na medida em que se melhora a saúde intestinal, o desempenho em ganho de peso de frangos de corte é beneficiado, principalmente com o uso de baixos níveis de taninos, assim como ocorrem reduções nas taxas de conversão alimentar, conferindo maior eficiência às aves.
Nesse sentido, o uso de aditivos à base de taninos por meio de adição na água proporciona um ganho de peso mais acentuado, sendo positivo para a comercialização.
Dessa forma, substituem substâncias sintéticas e prejudiciais, promovendo o crescimento e maior eficiência nos resultados de conversão alimentar, fazendo com que os aditivos à base de taninos se tornem aliados para a melhora do desempenho zootécnico.
Isso pode ser feito sem prejuízo da qualidade intestinal do animal e do desempenho.
Entenda mais sobre os taninos hidrolisáveis e qual a principal diferença para o condensado
Qualidade da carne
A qualidade da carne também é impactada pelo uso de tanino como aditivo para aves, reduzindo a somatória de ácidos graxos saturados e elevando os níveis de ácidos insaturados.
Obter esses resultados é importante, pois melhora a presença de ômegas 6 na carne, sendo um diferencial para o consumidor final.
Redução da oxidação lipídica
Mais um benefício do aditivo à base de tanino é a diminuição da oxidação lipídica da carne.
Essa propriedade é fundamental para a indústria avícola, pois contribui para a preservação das características sensoriais e nutricionais do produto final, prolongando a vida útil da carne, mantendo sua qualidade durante o armazenamento e aumentando seu tempo em prateleira.
Portanto, com todos esses diversos benefícios, a utilização dos aditivos naturais à base de tanino de acácia-negra é uma estratégia inovadora e sustentável para otimizar a nutrição de aves, alinhando-se às crescentes demandas por práticas mais naturais e ecologicamente responsáveis na indústria.
Encontre os melhores taninos na Seta
A Seta produz taninos da mais alta qualidade, extraindo-os de florestas de acácia-negra com bom manejo florestal, garantindo a sustentabilidade desde o plantio à extração, até o produto final.
Explore o site da Seta e encontre mais detalhes sobre os taninos de acácia e solicite os aditivos que você necessita para a sua produção!
Confira também: Pecuária sustentável | o que é tanino de acácia