Tanino na nutrição animal: conheça os benefícios

Veterinário analisando os benefícios dos taninos na nutrição animal em porcos.

Os taninos na nutrição animal são compostos polifenólicos que desempenham papéis cruciais quando utilizados como aditivos na alimentação de várias espécies.

Com efeitos que variam desde a melhora na eficiência alimentar, até ganhos em termos de sustentabilidade, o equilíbrio certo na inclusão de taninos na nutrição animal pode representar inúmeros benefícios no desempenho produtivo do setor agropecuário.

Por isso, neste conteúdo, exploraremos como os taninos podem beneficiar a nutrição animal, destacando alguns dos benefícios mais marcantes e a atuação em animais ruminantes e aves de corte.

Acompanhe a seguir e entenda!

A importância da sustentabilidade na nutrição animal

A sustentabilidade na nutrição animal é um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos, especialmente pela necessidade de elevar os padrões de produção, sem prejuízos ao meio ambiente.

Nesse sentido, a busca por alternativas sustentáveis na nutrição animal tem levado ao desenvolvimento de novas tecnologias e práticas, visando reduzir o impacto ambiental da produção.

A utilização de substâncias de origem sustentável, a otimização dos processos produtivos e a preocupação com o bem-estar dos animais são alguns dos aspectos que têm sido amplamente estudados e implementados.

Essas iniciativas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também agregam valor aos produtos finais, atendendo às demandas de consumidores cada vez mais exigentes.

Dentro deste contexto, a nutrição dos animais tem um papel importante no quesito sustentabilidade, pois dependendo da dieta ministrada, os níveis de emissão de gases nocivos ao meio ambiente são maiores ou menores.

É justamente nesse cenário que os taninos na nutrição animal emergem como um componente com potencial de contribuir para tornar a produção do setor de proteína animal mais sustentável, conforme veremos com mais detalhes a seguir.

Principais benefícios dos taninos na nutrição animal

Os taninos na nutrição animal têm atraído cada vez mais a atenção dos pesquisadores e profissionais da área agropecuária devido aos seus efeitos potenciais.

Esses compostos, encontrados em uma variedade de plantas, como na Acácia-Negra, podem desempenhar um papel significativo em diversos aspectos da produção.

O que vai determinar o sucesso do uso dessa substância é a quantidade utilizada como aditivo nutricional, bem como a espécie do animal.

Nesse sentido, destacamos alguns dos principais benefícios logo abaixo.

Benefícios em ruminantes

Redução da emissão de metano de origem ruminal

Nos ruminantes, os taninos podem representar uma diminuição considerável da emissão de metano. Isso é visto como um grande benefício, afinal, a geração de CH4 entérico é inerente à produção de ruminantes, pois isso faz parte do processo do sistema digestivo dessa espécie de animais.

No entanto, ao mesmo tempo que é uma consequência do sistema digestivo, isso acaba não só ocasionando perda de energia e calor, como também resultando em emissões significativas de gás metano na atmosfera.

Sendo assim, o uso do tipo correto de taninos e em quantidades adequadas na nutrição animal, pode mitigar a emissão deste gás para o meio ambiente, ao mesmo tempo que torna o metabolismo do animal mais eficiente, contribuindo, assim, para a sustentabilidade das grandes produções de ruminantes.

Melhora da digestibilidade dos alimentos

Mais um benefício que os taninos condensados podem oferecer à produção de ruminantes está relacionado com a digestibilidade de alimentos, principalmente de proteínas, mas também de outras substâncias, como o melhor aproveitamento de celulose.

Dentro disso, a adição de taninos tem efeito positivo no metabolismo dos animais, evitando que parte da proteína consumida seja degradada no rúmen, acontecendo apenas no intestino delgado ou no duodeno.

Benefícios em frangos de corte

Falando especificamente de frangos de corte, o uso de taninos de Acácia-Negra gera diversos benefícios, como destaca estudo publicado na Revista Animal Feed Science and Technology.

Aumento de peso corporal

O uso de taninos de Acácia-Negra tem demonstrado influenciar positivamente o aumento de peso corporal em frangos de corte, o que pode ser atribuído à melhoria na eficiência alimentar e na digestibilidade dos nutrientes. Além disso, os taninos podem atuar como agentes antimicrobianos, promovendo a saúde intestinal das aves e contribuindo para um crescimento mais saudável.

Diminuição dos níveis de oxidação lipídica da carne

A presença de taninos na dieta das aves de corte também tem sido associada à redução dos níveis de oxidação lipídica na carne, mesmo após um período prolongado de armazenamento de 90 dias.

Isso é de grande importância, pois a oxidação lipídica pode levar a alterações sensoriais e deterioração da qualidade da carne. Nesse sentido, os taninos atuam como antioxidantes naturais, ajudando a preservar a frescura e a qualidade da carne de frango nas prateleiras, aumentando a vida útil do produto final.

Entenda o que são polifenóis e suas aplicações

Aumento da digestibilidade energética e proteica

Para encerrar, os taninos de Acácia-Negra têm sido reconhecidos por promover o aumento da digestibilidade energética e proteica nas aves de corte. Isso significa que as aves são capazes de extrair e utilizar de forma mais eficiente a energia e as proteínas presentes na ração, resultando em um melhor desempenho e desenvolvimento.

A melhoria na digestibilidade também pode estar relacionada à capacidade dos taninos de reduzir a atividade de enzimas antinutricionais e melhorar a saúde intestinal, favorecendo a absorção de nutrientes essenciais.

Sendo assim, com todos esses benefícios trazidos acima, o papel dos taninos na nutrição animal constitui um tema de grande relevância para o setor agropecuário, embora complexo.

Desde a promoção da sustentabilidade nos sistemas alimentares até os benefícios diretos sobre a eficiência alimentar e saúde dos animais, os taninos emergem como componentes valiosos que podem otimizar o desempenho produtivo animal quando corretamente aplicados.

Ao ponderarmos sobre as interações biológicas desses compostos polifenólicos com outras moléculas e seu impacto na digestão e absorção de nutrientes, torna-se evidente a necessidade de haver cada vez mais investimento em pesquisa e desenvolvimento para aproveitar plenamente seu potencial benéfico.

Acesse o site da Seta e confira como podemos ajudar você a melhorar a nutrição animal por meio dos nossos taninos oriundos de produção natural de taninos de Acácia-Negra de altíssima qualidade. Fale conosco!

Saiba a diferença entre taninos hidrolisáveis e condensados | Polifenóis para que servem? | Tanino do vinho

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade