Bioma Seta: Lagarto Teiú

Bioma Seta: Lagarto Teiú

O teiú, nome popular para a espécie Salvator merianae, é considerado o maior lagarto do país, com o seu corpo medindo mais de 50 cm, sendo que se somarmos a cauda pode atingir até 2 metros de comprimento. Sua coloração é mesclada com preto, branco e amarelo.   
 
Encontrado desde o sul da Amazônia até o norte da Patagônia argentina, habita cerrados, campos, florestas e ambientes urbanizados. Apesar de terrestre, escala formações rochosas e pequenas árvores, além de ser também um excelente nadador com ampla capacidade de mergulho.   
 
Possui um comportamento agressivo quando atacado e se impedido de fugir utilizará a cauda para defesa, ou até mesmo a mandíbula, que detém uma mordida poderosa.   
 
Seu hábito alimentar é onívoro, com uma dieta bem diversificada composta por vegetais, insetos, aracnídeos, crustáceos, pássaros, répteis, anfíbios e ovos de diversas espécies.   
 
Costuma hibernar no período de abril até julho. Sua reprodução ocorre principalmente de agosto até dezembro, quando a fêmea constrói uma toca e deposita entre 12 e 35 ovos, que ficam incubados por até 90 dias.   
 
As principais ameaças para a espécie são os atropelamentos e a caça, A caça é realizada para obtenção de suas peles e para o consumo humano ou por causa dos prejuízos causados pelo animal nas criações de aves do interior.  
 
Nas áreas da Seta avistamos essa espécie frequentemente quando está em seu período de maior atividade. Compreendemos sua importância ecológica e procuramos ao máximo respeitar o seu espaço, preservando os ambientes naturais em nossas regiões de atuação. 

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade