Cavaco de madeira: o que é, para que serve e suas vantagens

Cavaco de madeira: o que é, para que serve e suas vantagens

Os cavacos de madeira são aplicados em diversas áreas, desde a jardinagem até a produção de energia. Seu uso como cobertura para solo em jardins ajuda na retenção de umidade e na supressão de ervas daninhas. Na indústria eles são a matéria prima para a fabricação de painéis, para a produção de celulose e papel e também são usados para produção de energia de fonte  renovável.

Mas o que de fato é um cavaco de madeira, quais vantagens esse recurso tem a oferecer e quais são os principais tipos existentes?

Entenda tudo isso neste conteúdo e descubra como esse produto da madeira pode ser um aliado em diversos setores. 

O que é um cavaco de madeira?

Cavaco é obtido através da picagem de toras, galhos ou de sobras de madeiras já processadas.Ele pode ser produzido em tamanhos diferentes dependendo da aplicação a que se destina.   

Para que serve um cavaco de madeira?

O cavaco de madeira pode ser utilizado como combustível (biomassa), pois seu poder calorífico torna-o uma opção energética renovável, sustentável e eficiente.

E não para por aí. Para a fabricação de aglomerados, os cavacos são produzidos em pequenos fragmentos e, misturados com resinas adesivas, são prensados para a produção de painéis de madeira aglomerada, conhecidos como particle board, que são aplicados na produção de móveis e na construção civil. 

Ademais, os cavacos também desempenham um papel importante em outras áreas, como no paisagismo. Como cobertura de solo, ou mulch, ajudam a reter a umidade, suprimir ervas daninhas e enriquecer o solo à medida que se decompõem.

E a sua relevância, claro, se estende à indústria do papel. Aqui, eles são essenciais no processo de fabricação de papel, como matéria-prima para a obtenção da polpa de celulose.

Portanto, a sua aplicação vai desde soluções energéticas até componentes estruturais e estéticos em diversos setores industriais e comerciais.

Vantagens do cavaco de madeira para produção de celulose e energia

Falando mais especificamente do uso para produção de celulose e energia, uma das principais vantagens é o fato de o cavaco ser sustentável.

Isso porque essa matéria-prima renovável provém do manejo florestal, onde árvores são replantadas continuamente, garantindo um suprimento constante e responsável, além de capturar CO² da atmosfera. 

Ao contribuir para a redução da dependência de combustíveis fósseis não renováveis, como carvão e petróleo, o uso do cavaco de madeira favorece a transição para fontes de energia mais limpas.

Adicionalmente, quando comparada à queima de carvão, a combustão dos cavacos emite menores quantidades de poluentes, como enxofre e mercúrio, resultando em um impacto ambiental significativamente menor.

Na vanguarda da inovação, a celulose produzida a partir dos cavacos de madeira, além de base para produção de papel, permite a criação de bioprodutos inovadores, incluindo tecidos e bioplásticos que estão transformando diversos setores industriais.

Dessa forma, os cavacos de madeira representam uma opção vantajosa para a produção energética e de celulose, conciliando avanços tecnológicos com responsabilidade ambiental e social.

Tipos de cavaco de madeira

Entenda melhor os tipos de cavaco de madeira existentes:

Tipo 1: cavacos de sedimentos de florestas

Os cavacos de sedimentos de florestas são provenientes da coleta de resíduos de madeira que se acumulam naturalmente no solo das florestas. Eles geralmente têm tamanhos variados e podem conter uma mistura de diferentes tipos de madeira.

Tipo 2: cavacos de serrarias

Os cavacos de serrarias são produzidos durante o processo de serragem da madeira em serrarias. Eles tendem a ser mais uniformes em tamanho e forma, devido ao processo de corte mecânico.

Tipo 3: cavacos do corte de tora

Já os cavacos do corte de tora são gerados a partir do processo de picagem de toras de madeira. Eles podem ser produzidos em diferentes granulometrias, atendendo a normas internacionais e de acordo ao mercado a que se destina. São cavacos de maior qualidade, usados, principalmente, na indústria de celulose. 

Como a Seta pode te ajudar?

Conte com a Seta para obter cavacos de toras de madeira de acácia-negra, eucalipto e pinus, com densidade controlada e tamanhos padronizados. Garantimos que todos os nossos cavacos têm procedência de reflorestamento certificado, bem como são produzidos em regime sustentável.

Além disso, nossos cavacos são utilizados nas melhores plantas de celulose do mundo, com alto padrão de qualidade e sendo produzidos unicamente a partir de toras. Isto é, não trabalhamos com cavacos provenientes de serraria ou de outras fontes. 

E mais, a Seta tem como principal foco a aquisição da matéria prima que utiliza, das micro e pequenas propriedades rurais, as quais fomenta através de assistência técnica, distribuição de mudas e insumos florestais. Isto permite que a atividade florestal seja uma fonte de renda permanente ao produtor rural auxiliando na manutenção de sua propriedade,  e de acordo com as  preocupações socioambientais que a empresa possui, que são, preservar o meio ambiente, produzir energia limpa e matéria-prima para o mundo, gerando riqueza à cadeia produtiva. 

Somos carbono negativo. Reduzimos os impactos provocados pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) através do sequestro de gás carbônico da atmosfera. No último ano, através de ações e investimentos, deixamos de emitir em 534,288 tCO2e em nossa unidade de Rio Grande/RS. 

Portanto, a Seta está pronta para ajudá-lo a integrar essa solução sustentável  em seus processos produtivos, com expertise técnica e comprometimento com práticas sustentáveis, que nunca podem ser deixadas de lado.

Não deixe para depois a oportunidade de fazer parte da mudança para um futuro mais verde. Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como nossas soluções podem otimizar suas operações enquanto cuida do meio ambiente.

Fale conosco e tire todas as suas dúvidas sobre os cavacos de madeira que produzimos, e garanta já a melhor qualidade do mercado!

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade