Bioma Seta: Tigre D'água na Seta?

Bioma Seta: Tigre D'água na Seta?

Em nossas regiões de atuação, tanto industriais quanto florestais, existem diversos ambientes favoráveis para a vida dos Tigres d’água, devido à vasta presença de recursos hídricos. Ao contrário do que o nome sugere, estes animais são cágados da espécie Trachemys dorbigni. No Brasil, estes animais são encontrados naturalmente apenas no Rio Grande do Sul. 

O Tigre D’água possui carapaça que pode alcançar até 30 cm, sendo as fêmeas geralmente maiores que os machos. Apresenta coloração predominantemente verde e manchas amarelas ou laranjas. São encontrados em ambientes de água doce e seu hábito alimentar é onívoro, ou seja, alimenta-se de vegetais diversos, insetos, moluscos, crustáceos, peixes e anfíbios. 

Entre setembro e fevereiro essa espécie costuma fazer a desova, geralmente em cavidades cobertas por terra com postura de em média 12 ovos. A eclosão ocorre entre 2 e 4 meses após, dependendo das condições ambientais. Outro fato interessante é que sua longevidade pode chegar até 30 anos. 

Por aqui avistamos com frequência essa espécie. Toda a equipe da Seta preza pela segurança e bem-estar dos animais, por isso, acompanhamos de longe, sinalizando e protegendo os locais de desova para preservação de seus habitats. Essa é uma das formas que contribuímos para a proteção e conservação dessa espécie. 

Fonte das informações: Fauna Digital UFRGS, Biodiversity4all 

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade