O couro é uma matéria-prima muito utilizada pela indústria mundial. Roupas, calçados, acessórios e estofados têm o material como base.
Mas você sabia que ele é um resíduo da indústria de alimentos?
Diferentemente do que se ouve falar, o couro é um subproduto da cadeia de proteína animal. A bovinocultura de corte é uma das principais atividades produtivas do agronegócio brasileiro e os derivados bovinos estão presentes em mais de 2 milhões de estabelecimentos. No mundo, de acordo com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil, a cada ano a indústria de alimentos produz 8 milhões de toneladas de pele bovina, ou seja, um grande volume de resíduo a ser descartado.
Ao utilizarmos o couro, realizamos um papel de reciclagem na economia, já que aproveitamos algo que é considerado um resíduo da cadeia de proteína animal. Quanto mais bem aproveitado esse couro, menores são os impactos para a natureza. *
Confira também: Curtimento de couro
Produto sustentável
A forma como o couro será processado e curtido propiciam um produto final altamente amigável ao meio ambiente. Curtumes que utilizam produtos naturais, como o tanino de Acácia-Negra, produto vegetal comercializado pela Seta há mais de 80 anos, abastecem o mercado com couros vegetais e sustentáveis.
Saiba mais sobre couro sustentável
Leia mais sobre tanino para curtir couro | Acidose em bovinos
*Fonte: Site Canal Rural - Sustentabilidade - março/2021