Curtimento de couro: a natureza do processo

Curtimento de couro: a natureza do processo

Quando falamos de curtimento de couro, o método de curtimento vegetal é milenar e não é à toa que ainda hoje é cada vez mais utilizado, principalmente com extrato de tanino de Acácia-Negra.

Mas, o que torna esse composto natural tão eficaz e quais são as vantagens de utilizar o tanino vegetal nesse tipo de curtimento em comparação a outros métodos? 

Neste artigo, vamos explorar o impacto do extrato de tanino vegetal de Acácia-Negra no processo de curtimento do couro e entender os diferenciais que esse composto tem a oferecer no resultado do processo de curtimento do seu negócio.

Acompanhe a seguir!

Como o tanino vegetal de Acácia-Negra auxilia no curtimento?

O tanino vegetal de Acácia-Negra é um aliado fundamental no processo de curtimento de couros. Sua natureza orgânica o torna uma opção sustentável em comparação ao cromo e a outros produtos sintéticos tradicionalmente usados.

No curtimento, o tanino liga-se às proteínas do couro, tornando-o mais resistente à decomposição. Esse processo melhora a durabilidade do material e confere qualidades únicas ao couro, como maior enchimento e textura aprimorada.

Além disso, o uso do tanino vegetal no curtimento contribui para processos industriais mais ecológicos. Por ser biodegradável, reduz os impactos ambientais associados ao descarte de resíduos químicos.

Assim, empresas que adotam essas práticas podem se destacar no mercado por sua responsabilidade ambiental, atendendo às demandas de consumidores conscientes.

Por fim, a versatilidade do tanino vegetal permite sua aplicação em diversas fases do curtimento, desde o preparo até a finalização do couro. Isso significa que ele pode ser integrado em várias etapas da produção, potencializando seu efeito benéfico e maximizando a eficiência do processo.

O resultado é um couro de alta qualidade, produzido de forma sustentável e alinhado com os valores de inovação e responsabilidade ambiental.

Vantagens do curtimento com tanino vegetal de Acácia-Negra

Além dos benefícios já mencionados acima, o extrato de tanino de Acácia-Negra ainda confere benefícios adicionais ao processo de curtimento.

Curtimento e recurtimento

Isso porque, ele pode ser utilizado não só nos artigos 100% ao vegetal de todos os tipos, como também no recurtimento de couros ao cromo, independentemente da maciez e da espessura.

Artigos leves e pesados

Além disso, o tanino de Acácia-Negra pode ser usado na produção de couros vegetais leves e macios, além de artigos pesados, como solas e soletas. 

Diferentes tonalidades

E mais, como a Seta tem diferentes tonalidades de taninos, o curtimento pode ser feito para produzir couros desde os mais claros, até os mais escuros.

Uso facilitado

Mais um benefício de usar esse tipo de tanino no curtimento é a facilidade no uso, pode ser usado em combinação com outros extratos vegetais, até mesmo com taninos sintéticos.

Diferentes sistemas de curtimento

O tanino de Acácia-Negra também é versátil no sentido de poder ser utilizado em todos os sistemas de curtimento vegetal, seja estático em tanques, ou rápido em fulões.

Aspecto mais natural

Por fim, a aplicação desse tipo de tanino também proporciona um resultado com aspecto mais natural ao couro, além de garantir a firmeza de flor, facilitar a queima, o enchimento e fornecer uma ótima retenção de estampa e lixabilidade, sendo diferenciais importantes para o acabamento dos artigos.

Quais artigos podem ser feitos com tanino de Acácia?

Qualquer tipo de couro pode ser curtido ou recurtido com tanino de Acácia-Negra, resultando em couros vegetais que dão origem a diversos artigos, como:

  • Calçado de segurança;

  • Estofamento;

  • Vestimenta;

  • Atanados para cinto;

  • Solas, soleta e entressola de sapato;

  • Correias para pets;

  • Palmilhas;

  • Selas para cavalo;

  • Bolsas;

  • Sandálias;

  • Sapatos;

  • Carteiras;

  • Produtos em geral.

Conheça a Seta e suas soluções

A Seta entende a complexidade do processamento do couro e oferece soluções inovadoras que podem otimizar cada etapa, por meio da oferta de taninos de alta qualidade. 

Por isso, todos os benefícios que você encontrou ao longo do conteúdo, podem ser obtidas por meio do uso do nosso tanino de Acácia-Negra, que possui fonte renovável e sustentável.

A empresa já está há mais de 80 anos nesse mercado, dispondo de uma ampla gama de taninos vegetais, modificados e naturais, além de taninos sintéticos.

Portanto, navegue no site da Seta e encontre as soluções em tanino para os processos de curtimento de couro. Fale conosco hoje mesmo!

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade