Qual o tratamento mais assertivo para a minha ETA/ETE?

Qual o tratamento mais assertivo para a minha ETA/ETE?

Os tratamentos de água, efluentes industriais e esgoto doméstico vêm sendo modificados e aperfeiçoados a cada dia, através de novas técnicas, produtos e equipamentos desenvolvidos para o setor, a fim de aumentar a eficiência, diminuir custos e facilitar a operação. 

Porém muitas empresas ainda possuem estações deficientes, com pouco espaço para ampliação, ou ainda, sem condições de investimento. 

Independente do caso, se é uma ETA/ETE antiga ou moderna, o fluxo do processo e os produtos aplicados no tratamento podem ser o ponto chave para se obter a eficiência e a redução de custos desejadas, influenciando no resultado final do efluente. 

Antes da definição do melhor fluxo ou produto, alguns parâmetros devem ser levantados, como: origem da água ou efluente a ser tratado, pH de entrada, pH de saída desejado, carga orgânica, vazão de entrada, volume dos tanques disponíveis para tratamento, tempo de retenção das lagoas (se existentes), equipamentos disponíveis, entre outros. 

Depois da obtenção destes dados, é importante realizar um jar-test na água ou efluente, testando diferentes coagulantes, dosagens, pHs e a necessidade ou não de outros produtos auxiliares no tratamento, somente assim é possível identificar se o tratamento aplicado está realmente sendo assertivo e é o ideal para a sua empresa. 

Ficou com dúvidas? Entre em contato com o time técnico da Seta, nós ficaremos felizes em ajudar!

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade