Taninos e suas aplicações.

taça de vinho simbolizando os benefícios e aplicações do taninos

Devido à sua versatilidade, os taninos podem ser utilizados em diversas aplicações. Além dos nossos taninos para couro, tratamento de águas e nutrição animal, oferecemos também soluções naturais para bebidas, cosméticos, adesivos, agricultura, controle de pragas, tratamento de superfícies metálicas, construção civil, dentre outros.   
 
Hoje daremos início a uma série de publicações falando um pouco mais sobre algumas dessas aplicações e dos benefícios proporcionados pelos taninos. Para começar, nada melhor do que falar de vinhos, essa bebida tão conhecida e que já acompanhou grande parte da evolução econômica, política e sociocultural de várias civilizações ocidentais e orientais. Do ponto de vista histórico, é difícil afirmar a origem exata, mas existem referências que indicam que a região da atual Geórgia (localizada ao norte da Grécia) foi o local onde provavelmente se produziu vinho pela primeira vez, entre 8.000 e 5.000 a.C.    

Confira também: Taninos, para que serve?

E você sabia que os taninos são utilizados no processo de fabricação dessa bebida?  

 
Produzir vinhos de qualidade, reconhecidos e premiados requer dedicação, conhecimento e tecnologia. As condições ambientais impactam a videira em todos seus estágios fenológicos, dificultando em algumas safras a elaboração de vinhos com o perfil sensorial desejado pelos consumidores. Ainda, uma produção aliada a taninos e polifenóis pode ser fundamental para dar estrutura e longevidade ao vinho.  

Saiba mais informações sobre o tanino do vinho

Benefícios do tanino


Os taninos são compostos que possuem elevada ação antioxidante, devido à habilidade de estabilizar radicais livres, prevenindo assim futuros danos que poderiam ser causados. Na antiguidade, os vinhos produzidos com uvas com maior teor de tanantes eram valorizados por suportar às viagens e, mesmo após meses da sua produção, manter sua qualidade original.  Além disso, os taninos trazem benefícios para a saúde, decorrentes de suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Embora os estudos científicos estejam apenas começando a demonstrar as vantagens dos taninos e dos polifenóis contidos no vinho para a saúde, diversos benefícios já foram comprovados. 

Saiba o que são taninos?

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade