Dando seguimento à nossa série, hoje falaremos de adesivos.
Os adesivos podem ter origem natural ou serem produzidos de forma sintética. Há indícios de que o primeiro uso de substâncias adesivas ocorreu há cerca de 200.000 anos, sendo que as primeiras referências aos adesivos na literatura apareceram por volta de 2.000 a.C. São colas naturais de origem vegetal, compostas por carboidratos, especificamente amido, um polissacarídeo que funciona como reserva de energia nas plantas e é encontrado em diversas espécies.
Para que servem os taninos?
Na indústria, os taninos têm sido amplamente utilizados na fabricação de adesivos, devido às suas propriedades adesivas e resistência à água. Eles oferecem uma alternativa sustentável aos adesivos sintéticos, contribuindo para a redução do impacto ambiental.
Além disso, os adesivos à base de taninos são valorizados por sua baixa toxicidade e capacidade de formar ligações fortes, sendo aplicados em diversos setores, como na fabricação de móveis, construção civil e embalagens.
Saiba mais: Taninos, para que serve?
E você já ouviu falar em bioadesivos?
Bioadesivos são adesivos à base de tanino, utilizados na produção de painéis aglomerados, painéis de fibra de média densidade (MDF) e compensados, como uma alternativa crescente na substituição de matérias-primas tradicionais de base fóssil, atuando na redução da emissão de formaldeído, principal problemática ambiental associada aos adesivos de painéis de madeira derivados de recursos fósseis.
Saiba mais sobre taninos para adesivos | Nutrição animal | Polifenóis para que serve | Tanino vinhos