Acidose ruminal: qual a solução para bovinos confinados?

Acidose ruminal: qual a solução para bovinos confinados?

A criação de bovinos confinados no Brasil passou por uma grande transformação: boa parte dos alimentos volumosos deixou de ser ofertada aos animais, acarretando em um aumento expressivo na proporção dos alimentos concentrados. Tais mudanças se devem à maximização da produtividade dos animais, redução do tempo no confinamento e também por ganhos na qualidade da carne. 

Entretanto, dietas com teores elevados de carboidratos não fibrosos, como é o caso de concentrados, pode levar a problemas no metabolismo do animal. Um deles é a redução do pH ruminal que, estando abaixo de 5,6, prejudica o funcionamento do rúmen e promove a “acidose subaguda”. Esta condição, quando mantida por longos períodos, eleva à situação de “acidose aguda”. Além de causar grandes prejuízos econômicos, em casos mais graves, a acidose pode levar ao óbito. 

Acidose em bovinos: causas, consequências e soluções eficazes

A acidose em bovinos é uma condição metabólica comum em animais confinados, resultante do desequilíbrio no pH ruminal devido ao consumo excessivo de carboidratos fermentáveis. Essa alteração pode levar a uma série de problemas, como a redução da eficiência de digestão, queda no desempenho produtivo e até mesmo o óbito em casos mais graves. Para prevenir e controlar a acidose ruminal, é essencial adotar estratégias nutricionais que incluam a oferta balanceada de alimentos concentrados e volumosos, além do uso de aditivos zootécnicos naturais que protejam a microbiota ruminal e regulam a produção de ácidos.

Para prevenir e/ou controlar esse problema, produtores adotam estratégias de manejo ou de ajustes alimentares. Dentre eles, o uso de aditivos tem sido amplamente utilizado. 

Os polifenóis naturais presentes no NutreSet - aditivo zootécnico natural da Seta - são capazes de proteger o ambiente ruminal deste distúrbio, agindo na modulação da microbiota e reduzindo a população bacteriana produtoras de lactato, o principal responsável pela redução do pH ruminal e, consequentemente, os casos de acidose ruminal. 

Acidose em bovinos: o que é, prevenção e tratamento.

A acidose ruminal é uma doença metabólica que afeta bovinos de engorda e de leite, sendo causada pela ingestão excessiva de alimentos ricos em carboidratos fermentáveis, o que resulta no acúmulo de ácidos no rúmen. Esta condição pode se manifestar de forma aguda, que representa um risco de vida, ou de forma crônica, que é mais difícil de detectar. 

Geralmente ocorre em animais que recebem dietas com alto teor de amido e carboidratos fermentáveis, sem a presença suficiente de tamponantes, como a saliva.

O tratamento envolve a correção do desequilíbrio ácido-básico no rúmen com o uso de tamponantes como bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio e outros alcalinizantes

Ficou interessado nesta solução? Fale com a nossa equipe de Nutrição Animal. 

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade