Bioma Seta: As aves daqui

Bioma Seta: As aves daqui

Por vezes aqui na Seta, temos a sorte de encontrar esta bela e simpática espécie de ave, principalmente na floresta próxima do nosso prédio administrativo, em Estância Velha.

Conhecido como Surucuá-variado, com o nome científico Trogon surrucura, esse lindo pássaro varia entre 70 e 78 gramas, medindo entre 26 e 28 centímetros da cabeça até a cauda. Normalmente alimenta-se de insetos, larvas, moluscos e frutas, porém já foi observada consumindo até o néctar de algumas flores.

Com cores vibrantes que contrastam em meio à natureza, o Surucuá-variado parece uma verdadeira obra de arte. As fêmeas têm cores mais neutras do que a dos machos. Este processo de diferenciação natural é conhecido como dimorfismo sexual. Seus ninhos geralmente são em buracos mais altos nos troncos ou em cupinzeiros no topo de árvores. Nas épocas reprodutivas costuma ser muito territorialista, perseguindo qualquer “intruso” que se aproxime do ninho ou até mesmo do local onde busca seus alimentos. Tem o hábito de ficar repousando nas árvores durante longas horas do dia, o que permite que os admiradores, assim como nós, vislumbrem a sua beleza.

No Brasil, esta espécie é encontrada nos biomas Pampa, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. E você, já conhecia esse pássaro?

Fonte das informações: Wikiaves

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade