Bioma Seta: Caranguejeiras

Bioma Seta: Caranguejeiras

Com o aumento das temperaturas a partir da primavera, fica mais comum o avistamento da nossa fauna, tanto no campo quanto na cidade. Uma delas é a caranguejeira, também conhecida como tarântula, nome comum para várias espécies de aranhas da subordem Mygalomorphae. 
 
São animais com uma grande quantidade de pelos e apresentam coloração que varia do marrom ao preto. Podem assustar pela sua aparência e tamanho, já que sua envergadura pode chegar aos 27 cm, porém em nosso país não são conhecidas espécies que causem envenenamento de pessoas. Em situações de ameaça ou estresse pode liberar pelos com ação irritante e alérgica como forma de defesa, também podem picar com suas quelíceras, ocasionando dor de baixa intensidade e curta duração. 
 
Apresentam hábito alimentar carnívoro, predando insetos, anfíbios, répteis, assim como filhotes de aves e de mamíferos, sendo importantes para o equilíbrio dos diversos ecossistemas terrestres onde ocorrem. 
 
Aqui na Seta encontramos esses animais andando nos gramados e nas matas que nos cercam. Prezamos pelo respeito ao seu espaço para contribuir na sua perpetuação e por consequência na preservação dos ambientes. Por isso, ao depararmos com animais em nossas instalações, comunicamos a nossa equipe de Meio Ambiente, para que protejam e realoquem estes seres. 
 
Gostou do conteúdo? Esse material foi elaborado em apoio com a equipe de Meio Ambiente da Seta. 
 
Fonte: ICMBIO, Butantan, CIT RS, Infobibos. 

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade