Bioma Seta: Ratão do banhado

Bioma Seta: Ratão do banhado

Os ambientes aquáticos do sul do Brasil fornecem abrigos e recursos para um amplo número de espécies, dentre elas o ratão-do-banhado, um grande roedor com o nome científico Myocastor coypus.

É considerado um animal semiaquático, habitando margens de rios, lagos e banhados, sempre associado à água. Exímio nadador, pode permanecer submerso por até 5 minutos, tendo em suas patas membranas interdigitais que facilitam a movimentação.

O corpo mede geralmente entre 43 e 63 centímetros, somando a cauda pode ultrapassar 1 metro de comprimento. Seu peso varia de 4 a 8 quilos, havendo registros de indivíduos com até 10 quilos. A coloração dos pelos é predominante preta e amarelo-acinzentada.

Além do sul do Brasil, é encontrado naturalmente no Chile e Argentina. Foi domesticado mundo afora principalmente para extração de sua pele. Devido a fugas e solturas existem populações selvagens estabelecidas na América do Norte e Europa.

Alimenta-se de gramíneas, plantas aquáticas, caramujos, mexilhões e pequenos peixes. São animais sociáveis, vivendo em colônias. Se reproduzem em média 3 vezes ao ano, com ninhadas de até 7 filhotes, que se tornam independentes das mães após 2 meses.

Em nossa Unidade em Estância Velha/RS encontramos essa espécie frequentemente pastando nos gramados ou nadando tranquilamente. Nos conte se você já viu essa espécie.

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade