Já sabemos que a demanda pela produção de alimentos vem aumentando nos últimos anos, entretanto, nota-se a constante preocupação com os processos que englobam toda a cadeia produtiva, da granja até o consumidor final. Sendo o controle de riscos microbiológicos, físicos e químicos um constante desafio do setor, o que demanda esforços de autoridades e produtores para garantir condições alimentares e sanitárias aos animais, com produtos de origem animal seguro e de qualidade para o mercado consumidor.
Dentre os problemas mais temidos, a Salmonella sempre está entre os primeiros da lista, colocando o setor em alerta e sendo alvo constante de barreiras comerciais. Seu controle deve ser feito ao longo de toda cadeia de produção, visto que, o manejo de criação dos animais dentro das granjas é fundamental para controle da bactéria.
A Salmonella tem origem multifatorial, o que ressalta a importância da prevenção, através das medidas de biosseguridade, condições higiênico-sanitárias, origem das aves e a qualidade da água e alimentos ofertados aos animais.
A manutenção da saúde é uma importante ferramenta no controle e combate a esta enfermidade. A utilização de produtos naturais é forte aliada desta causa, pois, além de auxiliar no equilíbrio do sistema imune e condições nutricionais dos animais, não apresenta riscos, quanto a ocorrência de resistência antimicrobiana (RAM).
A partir de uma matéria-prima natural, a Seta desenvolveu o NutreSet, um aditivo zootécnico natural, capaz de reduzir a incidência de Salmonelose, causada pela Salmonella. Este aditivo atua diretamente no trato gastrointestinal dos animais, inibindo o crescimento desta bactéria. Em testes desenvolvidos em parceria com laboratório, observou-se redução de aves positivas para Salmonella com o uso do NutreSet. Natural, de fonte renovável e 100% brasileiro, Nutreset pode ser usado como aliado, atuando no combate a esta enfermidade.
Confira também: Pecuária sustentável