O tratamento da água para consumo humano é debatido mundialmente, sendo um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A água é um recurso vital para a sobrevivência dos seres. No entanto, quando contaminada, está entre os maiores veículos de transmissão de doenças na sociedade.
Mas, afinal, como a água que consumimos é tratada?
- Para tratá-la, a primeira etapa do processo é a sua captação, que geralmente ocorre nos rios. No Brasil, somos beneficiados com a maior reserva de água doce do planeta. Depois de captada, a água é conduzida até a ETA - Estação de Tratamento de Água, que abastecerá as cidades.
- Na ETA, a água passa pelo processo de coagulação, floculação e decantação. E, neste momento, entram os coagulantes naturais da Seta, que agirão segmentando os sólidos, iniciando o processo de limpeza. A água clarificada, então, seguirá para filtros e posterior tratamento, para melhorar sua limpidez e clarificação. Mas, antes de ser distribuída para as casas, ela passará por testes de pH, turbidez, cloro, temperatura, alcalinidade, metais e cor, certificando que está apta para o consumo.
Os coagulantes naturais desenvolvidos e produzidos pela Seta oferecem uma série de benefícios para esse tipo de tratamento. São coagulantes livres de metais, que não interferem no pH da água, não agregam condutividade ao meio e, ainda, geram menor quantidade de lodo no tratamento. Além disso, devido à sua origem vegetal, são uma alternativa natural, eficiente e que respeita o Meio Ambiente.
Confira para que servem os coagulantes no tratamento de águas e efluentes
Nossos coagulantes da linha Acquapol, fornecidos para essa finalidade, são certificados pela ABNT NBR 15784 DE 04/2017 - Produtos químicos utilizados no tratamento de água para consumo humano — Efeitos à saúde e pela Norma Internacional NSF/ANSI/CAN 60: Produtos Químicos para Tratamento de Água Potável – Efeitos sobre a Saúde.
Ficou interessado nesta solução?
Converse com o nosso time técnico de Águas e saiba mais.
Saiba mais: coagulante tratamento de água