Você sabe o que é a Análise do Ciclo de Vida (ACV) de um produto?

Você sabe o que é a Análise do Ciclo de Vida (ACV) de um produto?

Nada mais é do que a avaliação de todos os impactos possíveis associados a um produto ou processo, ao longo de todos os seus estágios de fabricação, desde a extração até o uso ou descarte final. Analisado segundo a ISO 14040:2006, esta análise visa identificar os principais pontos causadores de impactos ambientais durante os fluxos de produção e consumo de determinado produto. 

Em estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa/MG, visando comparar a ACV do coagulante natural Acquapol e um coagulante inorgânico Sulfato de Alumínio, muito utilizado em estações de tratamento de água e efluentes, observou-se que o Acquapol é 17 vezes menos impactante do que o Sulfato de Alumínio com relação a toxicidade humana carcinogênica, categoria que está associada ao acúmulo de químicos na natureza e a bioacumulação ao longo da cadeia alimentar humana, ligado a doenças como Alzheimer e Parkinson. 

A análise foi realizada “do berço ao portão”, ou seja, desde as plantações das árvores de Acácia-Negra até o produto acabado, pronto para sair da fábrica. Ao todo foram avaliados 18 impactos, apresentando diferenças significativas nos resultados de ecotoxicidade em água doce, ecotoxicidade marinha, toxicidade humana carcinogênica e toxicidade humana não-carcinogênica, concluindo que o coagulante natural Acquapol além de apresentar benefícios ambientais, ainda possui uma produção mais limpa e menos impactante ao longo do seu ciclo de vida. 

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time técnico e comercial, será um prazer lhe atender!

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade