Bioma Seta: Cacto-Brasileirinho

Bioma Seta: Cacto-Brasileirinho

Você já deve ter visto essa espécie pelos jardins e quintais na região onde mora.

O seu nome científico é Cereus hildmannianus, popularmente chamada de tuna, cacto-verde-e-amarelo ou cacto-brasileirinho. No Brasil ocorre naturalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, embora seja utilizada como ornamental em vários lugares do mundo. Esta linda flor, estampada na primeira foto, é de um dos exemplares existentes na nossa Unidade de Estância Velha/RS, que tanto embeleza o nosso jardim.

Os cactos são plantas suculentas originárias do continente americano, pertencentes à família Cactaceae, na qual existem mais de 1800 espécies catalogadas de arbustos, árvores e lianas. São adaptadas aos ambientes mais secos e inóspitos para nós, embora possam ser encontradas em diversos ecossistemas, inclusive em afloramentos rochosos ao lado de rios.

 

Em nossas épocas mais quentes é comum encontrá-los com flores de diferentes formas e cores. Mas, como este processo demanda um grande esforço biológico, a duração desse espetáculo geralmente é curta. Dependendo da espécie ou do tempo necessário para a polinização, estas belas flores podem permanecer abertas apenas por algumas horas.

Outra curiosidade é de que a floração em determinadas espécies ocorre em períodos noturnos, sendo polinizadas principalmente por mariposas ou morcegos, enquanto que as florações diurnas atraem polinizadores ativos nesse período. Nos fascina a sinergia da natureza e os seus encontros marcados para perpetuação das mais diversas formas de vida.

Fonte: Reflora, Catalogue of Life, Biodiversity4all

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade