Bioma Seta: Dia da Árvore

Bioma Seta: Dia da Árvore

Hoje no Brasil comemora-se o Dia da Árvore, uma forma de celebrar e reforçar a importância destes seres vivos. A data foi escolhida pela proximidade com o início da primavera, época caracterizada pelas vastas florações, tanto nas paisagens florestais quanto nas áreas urbanas. 

Para se ter uma ideia, são conhecidas mais de 60 mil espécies de árvores no planeta, sendo que aproximadamente 14% destas estão em nosso país. Além disso, estima-se que exista uma quantidade significativa que ainda é desconhecida pela ciência, principalmente na América do Sul e na Oceania. 

As árvores desempenham diversas funções ambientais significativas na natureza, assim como atuam na geração de bens e serviços ecossistêmicos, que favorecem e muito a nossa qualidade de vida. Podemos destacar a contribuição na regulação do clima, nos ciclos da água, na absorção de dióxido de carbono (CO2), na proteção do solo e na produção de recursos naturais. 

Essa publicação é uma forma singela de homenagear todas as espécies de árvores que fornecem alimento e sustentam a vida em seu amplo significado, em tantas regiões do nosso país. 

Não podemos deixar de ressaltar nossas acácias e eucaliptos, árvores trazidas de longe, cultivadas aqui para obtenção de inúmeros recursos florestais, que especialmente nas regiões de atuação da Seta são a base do pilar da sustentabilidade, através da geração de renda para as famílias que as cultivam, da preservação de ecossistemas naturais e de uma economia confiável, inovadora e que se mantém no tempo, desde as florestas até os produtos finais.  

Confira também: Cavaco de madeira

Fonte de informações: Embrapa, BBC, Instituto Brasileiro de Florestas, PNAS 

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade