Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, estabelecido no Rio de Janeiro em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92), como uma forma de conscientização para o cuidado deste recurso essencial para a vida. 

Apesar de ocupar a maior parte da cobertura do planeta, a estimativa é de que 97,5% da água existente é salgada, não adequada para o consumo humano direto, nem mesmo para uso na agricultura. Os 2,5% restantes são de água doce, porém encontram-se em locais de difícil acesso, como em geleiras e aquíferos. Desta forma, há uma proporção muito pequena de água potável disponível superficialmente. 

Uma das maiores ameaças para este recurso é a poluição por atividades humanas. Conforme os dados da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), no Brasil apenas 50,8% do esgoto gerado é tratado, assim como aproximadamente 40,1% da água potável disponibilizada é perdida na distribuição ou não é contabilizada. Outra informação que chama atenção é que o Brasil possui ainda 1.545 lixões ativos, locais sem qualquer tipo de controle que são fontes permanentes de contaminação. Além disso, há uma profunda relação entre o saneamento básico e a saúde da população. 

Diversas ações são conhecidas e devem ser aplicadas para reverter esse quadro e melhorar o panorama, afinal de contas um recurso tão precioso não pode ser negligenciado. 

Em 2023 a temática em pauta para o Dia Mundial da Água é “Seja a Mudança que Você Quer Ver no Mundo”, reforçando que é de todos a responsabilidade pela correta utilização deste bem natural. 

Fonte das informações: Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA)

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade