Jar-test: o que é e como funciona

Jar-test: o que é e como funciona

Hoje iremos discorrer um pouco mais sobre o Jar-Test ou Teste de Jarros e como ele auxilia na operação e redução dos custos no tratamento de água e efluentes industriais e domésticos. 

O Jar-Test consiste em um teste realizado em um equipamento de mesmo nome, onde é possível simular o tratamento pretendido na planta da ETA/ETE. Através deste teste pode-se realizar diferentes simulações, como mudanças no pH do efluente, tempo de agitação dos produtos, dosagens, bem como prever os possíveis resultados destes experimentos. 

Para realização do teste, é necessário separar o efluente a ser testado (bruto), distribuindo-o igualmente em jarros. Depois, dosa-se diferentes produtos ou quantidades, normalmente calculadas em ppm ou mL. Os produtos usados nos testes são coagulantes, floculantes e polímeros. Através de agitação constante e controlada, os produtos agirão, resultando nas simulações desejadas. O resultado final do teste é avaliado pela clarificação do efluente tratado, turbidez, formação de flocos, tempo de sedimentação e análise no sobrenadante, se for necessário. 

Este teste é um importante aliado, auxiliando na obtenção das dosagens e produtos adequados a cada tratamento. A Seta dispõe de equipamentos para teste, que são utilizados nas visitas técnicas aos clientes. 

Ficou interessado em testar os nossos produtos? Entre em contato com o nosso time comercial. 

Assine nossa newsletter e receba no seu e-mail nossas novidades.

Contato

Suas dúvidas, sugestões e reclamações são importantes para nós.
Entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Termos e Política de Privacidade